terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Camelô cria personagem com humor e vende até 1 tonelada de castanha por mês

Camelô cria personagem com humor e vende até 1 tonelada de castanha por mês

Larissa Coldibeli
Do UOL, em São Paulo
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Conheça o Dr. Castanha7 fotos

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O vendedor Inaldo Lucas de Farias, 45, criou o personagem Dr. Castanha para divulgar os benefícios da castanha-de-caju à saúde e se diferenciar da concorrência; assim como um médico, ele se veste de branco, mas usa acessórios extravagantes, como óculos gigantes e megafone, e tem até uma estátua no ponto de venda, nas proximidades do maior cajueiro do mundo, na Praia de Pirangi (RN) Leia mais Marco Polo/Divulgação
Bom humor é o segredo do vendedor de castanha-de-caju Inaldo Lucas de Farias, 45, para conquistar a clientela e driblar a concorrência na Praia de Pirangi (RN), onde fica o maior cajueiro do mundo (registrado no Guiness Book de 1994).
Farias viu o movimento da sua barraca aumentar quando criou o Dr. Castanha, um personagem que conta os benefícios da castanha à saúde, em novembro de 2011.  
Com a ação, ele afirma que as vendas praticamente triplicaram, passando de 167 kg para 500 kg por mês. Entre os meses de dezembro e fevereiro, de alta temporada no turismo, ele chega a negociar de 700 kg a uma tonelada de castanha-de-caju por mês, devido ao aumento do número de visitantes no local.
É a mesma quantidade comercializada por uma loja de cerca de 30 metros quadrados e com quatro funcionários, localizada no complexo do cajueiro, de acordo com o Sebrae-RN (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte).
"As vendas do Dr. Castanha são muito boas, já que ele não possui a mesma infraestrutura de uma loja. O segredo dele está no humor", diz João Hélio Cavalcante, diretor técnico do Sebrae-RN.
O faturamento mensal do negócio é de até R$ 7.000, nos meses de alta temporada.
A ideia de criar o personagem surgiu ao assistir um programa de televisão em que um nutricionista revelava os benefícios da castanha. Ele diz que, com a reportagem, aprendeu que a amêndoa do caju possui proteínas, carboidratos, amido, açúcares, potássio, magnésio, cálcio, selênio, ferro, zinco e outras substâncias que fazem bem ao organismo.
Farias afirma que, logo no primeiro dia, o personagem começou a fazer sucesso. Segundo o vendedor, o jeito irreverente de falar e os acessórios extravagantes, como megafone e óculos gigantes do personagem, caíram na graça do público.
"Busco no humor a forma de agradar e conquistar os meus clientes. Troco energia com as pessoas, o que me proporciona alegria e contagia os outros", declara Farias.
Há seis meses, o vendedor se formalizou como MEI (Microempreendedor Individual) e criou um site para vender castanhas-de-caju também pela internet, para todo o país. Pela internet, os principais pedidos vêm de São Paulo e Paraná. 
O vendedor tem planos de ampliar o negócio, contratar um funcionário e adquirir uma loja física na feirinha que fica ao lado do cajueiro de Pirangi, no litoral sul do Rio Grande do Norte e distante 12 quilômetros da capital, Natal. "Tenho uma fórmula para o sucesso. Reinvestir parte do que faturo no negócio", afirma.

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