sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Assentamento passa a contar com fábrica de beneficiamento de castanha

Publicado no Dia 04/11/2009

Uma nova realidade começa a surgir para as famílias do Assentamento Novo Pingos, localizado na região do vale do Açu. A inauguração da mini fábrica de beneficiamento de castanha, que acontece hoje, às 14h, através da parceria entre o serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN) e a Fundação Banco do Brasil, já mostra os primeiros frutos: A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) fechou um contrato para a compra de produtos fabricados na mini-fábrica, no valor de R$ 200 mil.

O contrato, que ocorre através do Programa Compra Direta e possui validade de um ano, surge como mais um benefício para as famílias produtoras. O primeiro repasse de produtos acontece já no próximo mês de dezembro.

"A reestruturação da mini-fábrica está trazendo uma grande oportunidade para as famílias do assentamento, que caminha para se tornar um assentamento modelo no País. O Sebrae acredita no potencial, e tem apostado em ações para o Novo Pingos", destaca o diretor técnico do Sebrae/RN, João Hélio Cavalcante.

Além da expansão e reestruturação da mini-fábrica, onde foram investidos R$ 250 mil, o Sebrae/RN realiza outros projetos dentro do assentamento, a exemplo do Programa de Agricultura Integrada e Sustentável (PAIS) e projetos ligados à apicultura.

Com a reestruturação da mini-fábrica serão beneficiadas, anualmente, cerca de 200 toneladas de amêndoas de caju, que terá valor agregado de até 20% sobre o preço praticado atualmente. A expectativa é de que a capacidade de produção de amêndoas seja dobrada a partir do quinto ano de produção.

Participam da inauguração a diretoria do Sebrae/RN, através do superintendente José Ferreira de Melo Neto, o diretor técnico, João Hélio Cavalcante, o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, e o superintendente estadual do Banco do Brasil, Otaviano Amantéia.

Nenhum comentário: